sábado, 14 de março de 2009

RJ - Paraty

Uma das mais antigas cidades do Brasil, contrução tipicamente portuguesa, Paraty ou Parati, esta localizada no sul do estado do Rio de Janeiro.

Na cidade é possivel caminhar pelas ruas e respirar o ar colonial que ainda resta, conhecer o centro histórico onde acontece o famoso fenomeno das mares que invadem as ruas da cidade.
A antiga cidade, portal da Estrada Real, também abriga muitas praias e ilhas paradisiacas.
E é alugando um barco que nos pudemos conhecer toda essa beleza tropical.


A primeira parada é a praia de Jurumirim, onde o navegador Amir Klink tem uma casa e seu veleiro fica ancorado. É praticamente uma praia particular, uma enseada onde do barco se pode ver o fundo com animais marinhos e peixes nadando.

Seguimos em direção ao oceano, já que Paraty fica em uma baía, e passamos pela praia da Lula. Uma praia com águas calmas e claras onde se pode praticar mergulho livre e snorkel. Não perdi tempo e desci do barco para mergulhar. Logo que alguem cai na agua os cardumes de peixes se juntam a procura de comida, já que estão acostumados com os pães que os turistas jogam na agua.
Em uma ponto ao lado da praia da Lula o barco parou para que nós pudessemos almoçar, eu recusei o almoço e cai na água com minhas nadadeiras e meu snorkel. Nas pedras da baía de Paraty é possivel encontrar muitas especies de pepinos-do-mar, estrelas-do-mar, ouriços e outros moluscos, tambem é possivel encontrar diversas especies de plantas marinhas e corais.


Voltamos ao barco e seguimos em direção a ilha do Mantimento, a ilha é conhecida como aquario natural pela clareza das aguas e a grande variedade de peixes que ali se encontram. Mais uma vez pulei na água e fiquei um bom tempo admirando a vida submarina.

De volta ao barco seguimos nosso rumo de volta a Paraty.


No dia seguinte fomos conhecer algumas praias mais afastadas da cidade. A alguns quilometros da cidade existe uma pequena praia chamada Prainha, ou prainha da Praia Grande. Bem ao lado de uma vila de pescadores, a pequena praia tem uma lanchonete e uma propriedade particular. É necessario caminhar uns 5 minutos por uma trilha até chegar a Prainha.

Também visitamos as praias de São Gonçalo e São Gonçalinho, duas praias de tombo, que alguns metros em direção ao mar a profundidade já é bem grande. Nessas duas praias é comum a pratica de caiaque e pequenos barcos a remo.


Voltamos a Paraty e a noite no centro historico visitamos as lojas e barracas montadas. O centro fica aberto quase a noite inteira e é tambem um polo gastronomico com comidas tipicas da região. Existem tambem varias lojas de roupas, lembrancas e artigos tipicos da cultura caiçara.


Dicas:
  • Prove o prato tipico de Paraty, o peixe assado na folha de bananeira. É muito bom!
  • A opção mais barata de hospedagem em Paraty é acampar, existem varios campings pela cidade.
  • Se for passear de barco ou escuna, procure se informar com antecedencia no cais. Geralmente os passeios ficam lotados.
  • Se for em grupo, os passeios de saveiro são mais vantajosos que os de escuna.
  • Fora da temporada os preços de hospedagem e turismo caem quase pela metade do preço.
  • Evite visitar Paraty em feriados prolongados e principalmente no carnaval. A cidade fica lotada.
  • Visite o centro histórico e suas igrejas. As construções maçonicas são visiveis por toda a cidade.

2 comentários: